Toda aula de Taekwondo é iniciada com aquecimento e alongamento que ajuda seu praticante na preparação do seu corpo para o exercício.
São ensinadas aos praticantes de Taekwondo, Bases (Seogi), posturas que são usadas nos Poomsaes (forma) e nas lutas. Elas são de vital importância para ajudar nos golpes, melhorar no equilíbrio e fortalecer a musculatura das pernas.
São ensinadas aos praticantes Técnicas de Pé (Bal Kisul) e Técnicas de Mão (Son kisul). Nas técnicas de pé, o praticante aprende a usar os pés para chutar. Nas técnicas de mão, o praticante aprende a usar as mãos para defesa e ataque.
Cada turma tem aula três vezes na semana durante 2 horas por dia, somando 6 horas. O objetivo é formar desportistas de alto rendimento.
Geral
O objetivo principal do TAEKWONDO é formar seres humanos respeitados em todos
os sentidos, desenvolver a Inteligência, fortalecer o espírito, garantir boa saúde física e mental, para assim torná-los cidadãos conscientes de seus deveres para com a família, seus concidadãos e seu País. Assim, este projeto sócio esportivo de Taekwondo visa à melhoria da qualidade de vida dos seus praticantes e ainda a possibilidade de formar atletas estaduais, brasileiros, mundiais, internacionais e olímpicos.
Específicos
O Morro do Turano é uma favela localizada entre os bairros da Tijuca e do Rio Comprido, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O Turano localiza-se próximo a outras favelas, como o Morro de São Carlos, no Estácio, Morro da Mineira e o Morro da Coroa, no Catumbi e o Morro do Querosene, no Rio comprido.
Atualmente, como todas as outras comunidades carentes, os habitantes do Morro do Turano convivem com a pobreza, desemprego e até mesmo em alguns pontos, condições baixas de higiene e outros aspectos que reduzem sua qualidade de vida de um modo geral. A violência e o tráfico de drogas também assolam os moradores, tendo muita influência nas gerações mais novas que se encaminham para os confrontos com a polícia ou o vício.
Com o tráfico de drogas, muitos jovens, e até mesmo crianças, encontram uma alternativa para uma vida aparentemente fácil. No entanto, acabam sempre
ludibriadas pelos traficantes, sendo designadas para várias tarefas onde muitas vezes em caso de flagrante, a lei não pode ser aplicada por serem menores de idade. Com isso, os jovens desenvolvem uma má conduta, se inclinando tanto para a violência quando para o vício, tornando-se cidadãos mal formados aos olhos da sociedade.
Em outubro de 2004, Wellington Luiz Aquino do Nascimento, morador da comunidade, convivendo com tal situação, decidiu criar um projeto sócio esportivo no intuito que pudesse tirar as crianças e jovens do caminho do tráfico de drogas. Como praticante de Taekwondo, Wellington enxergou que através desta arte marcial coreana, usando os valores transmitidos por ela, como, Cortesia (Educação e respeito), Integridade (Honestidade e justiça), Perseverança (Nunca desistir de nenhum objetivo), Autocontrole (Lutar contra os desejos do corpo) e Espírito Indomável (Nunca se entregar perante o inimigo) poderiam ajudá-los, afastando-os do caminho da criminalidade.
Sendo aluno do Colégio Estadual Herbert de Souza, situado na comunidade, Wellington entrou em contato com a diretora da época, pedindo sua ajuda para ceder um determinado espaço para ministrar as aulas. Concordando com a ideia, o espaço foi concedido para o desenvolvimento do projeto.
Marcos Pereira, outro morador, estudante do Colégio Estadual Herbert de Souza, também praticante de Taekwondo e colega de Wellington, se junta à causa e juntos começaram a dar aulas no espaço cedido pela direção do colégio.
As aulas começaram a serem dadas para os jovens da comunidade e aos estudantes do colégio – em sua maioria, moradores do Turano. Em 2007, para ajudar esse projeto, a diretora vinculou o mesmo ao Programa Escola Aberta da Secretaria de Estado de Educação que estava funcionando na unidade escolar, passando também a ter a supervisão dos mestres Josinaldo Avelino da Silva e Gilberto Carlos Gonçalves (ambos diretores da Federação de Taekwondo do Estado do Rio de Janeiro na época), e do Grão mestre Jung Roul Kim, (Vice-Presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo na época). Através desta ajuda, o projeto ganhou uma forma mais legalizada, realizando exames de graduação de faixa, com tudo isso, Wellington Luiz, junto com Marcos Pereira, criaram a equipe HS TAEKWONDO (Herbert de Souza Taekwondo).
Com a criação da equipe e conforme os alunos se graduavam, os professores Wellington e Marcos começaram a levá-los para competições promovidas pela Federação de Taekwondo do Estado do Rio de Janeiro, de mestres e associações de Taekwondo, onde muitos dos jovens se consagraram campeões estaduais de Taekwondo.
Em 30 de setembro de 2010, foi implantado a 12ª Unidade de Polícia Pacificadora no Turano (UPP Turano), onde o projeto de Taekwondo passou a receber o apoio da
mesma, e através da UPP Turano também foi vinculado ao Projeto Atleta do Futuro/SESI (2010 a 2014) e aos projetos Rio 2016 (2011 e 2013) e Esporte RJ (2013 a 2014), ambos da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, que funcionavam dentro do Colégio Estadual Herbert de Souza – uma parceria da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, do SESI com a Secretaria de Estado de Educação.
O projeto também conseguiu o apoio de outras Secretarias do Estado (Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e Secretaria de Ambiente).
Hoje, o projeto está sem espaço para ser desenvolvido.
Envie uma mensagem
"*" indica campos obrigatórios
"*" indica campos obrigatórios