Meninas e meninos, o espetáculo vai começar!

Mas antes... vamos aprender!

Objetivo


O presente projeto tenta apontar caminhos........

Uma proposta de revitalização, resgatando não só a imagem do circo enquanto espaço legítimo de propagação da cultura popular, mais principalmente o resgate da sua memória.

Isto posto, elencamos os objetivos do projeto:

  • Ensinar a arte circense tendo como objetivo o equilíbrio físico e mental.
  •  Integrar e socializar sempre através da arte-educação.
  • Transmitir os conceitos de disciplina, organização, utilizando exercícios de condicionamento físico, alongamento e trabalhos de corpo, (proporcionando autocontrole, domínio e concentração).
  • Ensinar técnicas de: Malabarismo, Equilibrismo, Trapézio, Palhaço, Cama elástica, Monociclo, Tecido, Laços e chicotes.
  •  Consolidar este rito de passagem: a sobrevivência e preservação do CIRCO enquanto espaço legítimo de Cultura.

 Alunos e professores somos cúmplices no desafio constante de superar nossos limites. Vôos, acrobacias, malabarismos são fruto da audácia, confiança e disciplina.

 Somos unidos no esforço de equilibrar tradição e contemporaneidade. Com isto, logramos nossa sobrevivência e abrimos a todos a participação na magia do circo. “Senhoras e senhores o espetáculo vai começar...”.

Justificativa


O projeto objetiva a melhora e ampliação qualitativa da utilização da linguagem circense, como instrumento de diálogo pedagógico para a transformação social, por meio da apropriação de conceitos, técnicas e metodologias da educação popular, aplicada à transmissão de conhecimentos e dinâmicas sócias do universo simbólico do circo.

 A arte circense proporciona sempre um novo desafio para que as pessoas quebrem suas barreiras. “A partir desse rompimento, junto ao novo aprendizado adquirido, elas tornam-se mais seguras, o que causa uma influencia positiva direta em suas vidas”, Auxiliando na melhoria do desempenho escolar. ”Com vocês o projeto Brincando de Circo”

Técnicas da arte circense associada às técnicas teatrais, transformam a apresentação em um evento lúdico e único. Despertando assim, o interesse de jovens e crianças sob a milenar arte circense.

Meta e Publico Alvo


Meta:

Resgate da memória e revitalização da arte circense como forma de propagar a cultura popular através de oficinas, exposições e espetáculos.

Publico Alvo:

Crianças matriculadas na Rede Pública de Ensino, priorizando as que apresentam baixo rendimento de escolaridade distorção idade série, baixa auto-estima.

 

Metodologia


O projeto tem por objetivo resgatar de maneira lúdica e educativa, a relação entre o grupo.

Técnicas que poderão ser aplicadas de maneira prática no cotidiano dos participantes, individualmente ou em grupo, com propósitos artísticos ou recreacionais, mas acima de tudo com a possibilidade de estabelecer um novo olhar em relação ao mundo, usando o circo como prática física ou expressão de algum tipo de pensamento.

O Brincando de Circo como proposta de revitalização da arte circense

A oficina de circo tem como meta introduzir as técnicas básicas do circo, através da brincadeira, da música e do ritmo. Sem o intuito de formar profissionais, a oficina tenta estimular os alunos a perceberem seus próprios limites, por meio do conhecimento de seus corpos, e de forma que seja possível também, observar o outro, e assim ampliar e facilitar o trabalho em grupo.

Queremos fazer com que os alunos experimentem uma alternativa de lazer. “Levar os desafios, os medos e a superação do circo para a vida de cada um”,

A Oficina de Circo é uma atividade interativa em que os participantes vivenciam o “maravilhoso mundo do circo”, experimentando as emoções dos artistas. Se equilibrando, saltando, voando ou mesmo fazendo rir, as crianças misturam a brincadeira de circo aos desafios dos equipamentos, se divertindo sobre pernas de pau, trapézios, monociclos, trampolins ou atrás do nariz vermelho do palhaço.

Na oficina, os alunos terão aulas de acrobacia, malabarismo, equilibrismo, entre outras técnicas, mostrando a importância da prática da arte circense para uma melhor qualidade de vida e resgatando a imagem do circo.

As oficinas terão duração de 240 minutos divididos em 2 turnos – manhã e tarde - e acontecerão durante uma semana. Os alunos serão organizados de acordo com seu grupamento, ou seja, a cada dia atenderemos um período do ciclo de formação. O cronograma das oficinas será montado em conjunto com a Coordenação de cada escola, de modo a não afetar o horário escolar.

Avaliação


Ao final das oficinas serão entregues folhas de papel A4 para que as crianças registrem as suas impressões sobre a oficina. Os registros serão encadernados e formarão o livro "Brincando de Circo".

Será feito o registro fotográfico durante as oficinas e a produção de um vídeo com depoimentos dos alunos.

Roteiro


Os alunos serão recepcionados por uma equipe circense. Logo em seguida serão conduzidos à área de exposição, onde encontrarão aparelhos e equipamentos circenses com explicativos e ilustrações (fotos) educativas contando suas histórias e dando a oportunidade de conhecerem melhor a história do circo.

Em seguida, serão encaminhados ao local das Oficinas que oferecerão aos participantes idéias práticas do que é a arte circense, com as seguintes modalidades:

  • Acrobacia de solo
  • Acrobacia aérea
  • Equilibrismo
  • Malabarismo
  • Mini trampolim
  • Oficina de Palhaço